sábado, 4 de setembro de 2021

Fernando Bertozzi, o menino que colocou Búzios no mapa do turismo LGBT

O jovem de 26 anos, é pioneiro no segmento LGBT no município de  de Armação dos Búzios. 

Fernando Bertozzi (@ofernandobertozzi), 26 anos, é técnico em turismo, cursa o 5º período de licenciatura em turismo pela UNIRIO e atualmente ocupa o cargo de gerente na Secretaria de Turismo de Búzios. Ainda na adolescência, em 2014, ele fundou a ONG Freedom Búzios e realizou a 1ª Parada do Orgulho LGBT do município. Com o tempo, os eventos que tinham objetivo de lutar contra o preconceito e a discriminação, chamaram a atenção de turistas e se tornou importante no calendário de eventos da cidade. 

"Alguns anos atrás não víamos casais gays andando de mãos dadas na famosa Rua das Pedras. E hoje isso é natural, graças a essas políticas que tanto falamos na cidade. O índice de homofobia em Búzios é muito baixo." frisou Fernando Bertozzi.

Mesmo com críticas e dificuldades no sentido de conseguir apoio do poder público e privado, Fernando contou com o apoio da comunidade local para tornar a Parada do Orgulho LGBT um festival cultural e turístico, que é o "Pride Búzios". Neste festival acontecem sessões de cinema sobre sexualidade e gênero, seminários e festas badaladas segmentadas a este público.

Em janeiro deste ano, Fernando Bertozzi foi nomeado gerente na Secretaria de Turismo de Búzios e atua com responsabilidade e seriedade para tornar Búzios uma cidade inclusiva e acolhedora. Será a primeira vez que a cidade participará do "Fórum de Turismo LGBT do Brasil" em setembro deste ano como expositor ao lado da TurisRio, em São Paulo. Segundo dados divulgados neste fórum, esse nicho apresentou crescimento de 11%, enquanto o turismo de modo geral apenas subiu 3,5%.

Além do Pride Búzios, Fernando sentiu necessidade de atender o turista de carnaval e criou o "bloco Carnagay" que desfila na principal orla da cidade, a Orla Bardot. O bloco está entre os maiores da cidade, e segundo pesquisas realizadas durante a festa, 44% vieram passar o carnaval em Búzios apenas porque sobre do bloco. 61% dos entrevistados eram turistas, sendo 17% turistas internacionais de países como Argentina, Chile, França e Itália. E por estratégia, o bloco começa na tarde de sexta-feira, fazendo com que o turista se hospede um dia antes de começar a folia.

O charme de Búzios pede um público que prefere sofisticação e ao mesmo tempo simplicidade. E esse mix fez com que a cidade se tornasse um atrativo forte para o público que busca destinos sem preconceito e com qualidade. Por isso, a cidade está se preparando para capacitar servidores públicos e a rede hoteleira para tornar Búzios uma cidade referência no turismo LGBT nacional e internacional.