Participarão do debate, o escritor Fernando Bertozzi e o estudante indígena Kinho Tupinikim, ambos ativistas LGBTQI.
![]() |
Fernando Bertozzi e Kinho Tupinikim estão no evento virtual. |
Inovação, mercado de trabalho, empreendedorismo e turismo de experiência estão entre os vários temas que serão debatidos durante a 4ª edição do Fórum Cultura + Diversidade na Retomada Cultural RJ, patrocinado pela lei Aldir Blanc, e que acontece entre os dias 06 e 09 de abril em versão totalmente on-line. O objetivo é propor a reflexão e o diálogo a partir das iniciativas feitas na Região de Lagos (ou Costa do Sol) e ações realizadas em outros lugares do Brasil e do mundo, reunindo representantes do poder público, empreendedores, empresas, estudantes, líderes e ativistas de dentro e fora do Rio de Janeiro, que compartilharão as suas perspectivas e analisar as tendências, voltados à capacitação, empregabilidade e apoio ao empreendedorismo em todas as suas formas, com foco na inclusão de: mulheres, negres, LGBTQI, pessoas com deficiência (PCDs), jovens, 50+, migrantes/refugiados e povos indígenas.
O Fórum Cultura + Diversidade que este ano acontece somente em formato on-line e segue todos os protocolos de segurança impostos pela pandemia, e terá como destaque, no dia 9 de abril, o tema:“Indígenas e LGBTQIA+ - A riqueza da diversidade para a sustentabilidade local com foco no ‘Turismo de Experiência’ - Debate composto pelas lives “Culturas e tradições indígenas na contribuição ao ‘Turismo de Experiência’” e “Os desafios e conquistas das diferentes realidades das pessoas LGBTQIA+”. Participarão do debate, o gerente no turismo de Búzios, o escritor Fernando Bertozzi (@ofernandobertozzi) que falará sobre turismo LGBTQI ao lado do estudante universitário Kinho Tupinikim (@kinho_tupinikim), ativista LGBTQI de povos indígenas. Além deles, destacamos também Tatiane Crispim (@eusoutatianacrispim), considerada a primeira mulher trans formada em direito na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A advogada complementará a sala falando sobre os desafios e conquistas de travestis e transexuais.
As lives serão transmitidas em Armação dos Búzios, no Rio de Janeiro e poderá ser assistida em todo território nacional a partir do canal do Youtube do Fórum Cultura + Diversidade: https://www.youtube.com/ channel/ UCq7uIER3DPBXbKyldzE10oQ