sábado, 3 de abril de 2021

Fernando Bertozzi é convocado para estar na "linha de frente" e é cancelado no Facebook.

Viralizou no Facebook uma "fake news" sobre vacinação do escritor.

Fernando Bertozzi na barreira sanitária
Fernando Bertozzi, atualmente gerente na Secretaria de Turismo de Búzios, foi alvo de mais uma fake news envolvendo seu nome. Ano passado, viralizou na internet um notícia falsa de cunho homofóbico e difamatório em que Fernando estaria ganhando uma bolada da Prefeitura de Búzios para realizar eventos LGBT. 

Desta vez, a perseguição foi maior. Foi publicado no Facebook e espalhado no Whatsapp, uma notícia que Fernando teria furado a fila de vacinação contra a COVID-19. A notícia falsa foi espalhada nas redes sociais, fazendo com que ele recebesse diversas mensagens com discurso de ódio e violência.

De fato, o que aconteceu? Fernando foi convocado para estar na 'linha de frente' na barreira sanitária do município. Todos os profissionais de saúde, guardas municipais e funcionários do turismo foram vacinados para atuar nas barreiras, pois são profissionais que tem contato direto com turistas e moradores que chegam a cidade. Turismo? Sim, para entrar na cidade é necessário apresentar um comprovante de residência ou um QRCode de hospedagem. A responsabilidade da emissão e fiscalização do QRCode é da Secretaria de Turismo, por isso, oito funcionários foram convocados para estar na barreira sanitária na prevenção da doença.

Percebe-se a perseguição quando oito profissionais do turismo foram vacinados, e apenas o nome de Fernando gerou repercussão e críticas na internet.