segunda-feira, 23 de abril de 2018

Representando Búzios, Sam Torres concorre ao "Gayroto Beleza".

O concurso acontecerá no próximo dia 6 de maio em São Pedro da Aldeia, Rio de Janeiro.
Esse é o candidato, Sam Torres, tem 29 anos de idade e é capricórniano. Atualmente mora no Rio de Janeiro e irá representar a cidade de Armação dos Búzios no concurso. Em seu traje típico será representado pelo Deus Grego Apolo o Deus do sol.

Nós batemos um papo com Sam para saber o que ele está achando disso tudo.

[Atitude] Olá Sam, tudo bem? Como é estar representando Búzios no Concurso Gayroto Beleza?
[Sam] Pra mim é uma grande satisfação e uma responsabilidade enorme representar o município de Búzios, que é conhecido internacionalmente pelas suas belezas naturais. Lugar maravilhoso de pessoas muito bem receptivas. Ainda mais sendo através de um concurso que luta pela diversidade e igualdade de gêneros.

[Atitude] Que tipo de traje você vai trazer para o público no concurso?
[Sam] Meu traje será alusivo ao Deus grego Apolo, deus do Sol. 
[Atitude] Já participou de algum concurso como esse?
[Sam] Essa é a primeira vez que eu participo de um concurso.
[Atitude] E qual a sensação?

[Sam] É uma mistura de nervosismo com ansiedade, até um certo medo (risos), mas estou gostando muito dessa experiência.
[Atitude] O que é mais importante para um candidato vencer o concurso? Beleza, carisma, o quê?
[Sam] Um pouco de cada coisa. A estética é muito importante, porém o carisma e a simpatia acabam contando mais a favor do candidato, acredito eu.
[Atitude] Está confiante?
[Sam] Estou sim. Estou me empenhando bastante pra representar bem o meu município. Mas o importante é fazer desse um grande evento para que tenhamos uma boa visibilidade na luta LGBT.
SOBRE O EVENTO:
São Pedro da Aldeia irá sediar o concurso "Gayroto Beleza Rio de Janeiro e Região dos Lagos". O evento vai ser no dia 6 de maio no Teatro Átila Costa, a partir das 19h e é considerado um dos maiores concursos de beleza gay do Estado. 
O título de "O mais belo gay do interior do estado" é disputado por candidatos representando todas as cidades da Costa do Sol. Estarão presentes personalidades da cena LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), produtores de concursos, estilistas e carnavalescos. A noite ainda conta com performances de drag queens, música, dança e teatro.

O concurso é organizado pelas ONGs Aldeia Diversidade e Ostras G Diversidade. O presidente da ONG Ostras G Diversidade, Jhonathan de Oliveira, destaca a importância e expectativa da noite: "O concurso funciona como uma forma de aumentar a autoestima dos gays. O gay que se ama tem mais forças de enfrentar toda a adversidade e homofobia que o mundo lhe oferece, tendo mais sensatez em suas atitudes e se valorizando", disse Jhonathan, um dos organizadores do evento.

As categorias julgadas vão ser simpatia, beleza, elegância, carisma e passarela. Já os trajes a serem avaliados é sunga padronizada, terno e traje típico com o tema de um deus drego. O valor do ingresso antecipado com um dos candidatos é R$ 10,00 e na hora será acrescentado 1kg de alimento não perecível.

O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia, Fórum de ONGs do Interior do Rio de Janeiro e da Fundação de Cultura de Rio das Ostras. 

Por: Fernando Bertozzi