sexta-feira, 17 de março de 2017

Búzios Gay Week: Turismo LGBT vai movimentar Búzios em julho.

Canto esquerdo da Praia de João Fernandes, conhecido como beach friendly
O 4° Búzios Gay Week acontecerá na segunda semana de julho e promete colorir o balneário com as cores da diversidade. Este ano, muitas novidades prometem agitar o festival além da Parada LGBT que arrastou 2.500 pessoas no ano passado, na Praça da Ferradura.

"Queremos que a Parada desfile pelas ruas este ano, o mesmo percurso que os blocos carnavalescos." frisou Fernando Bertozzi, organizador do evento e presidente da ONG Freedom Búzios.

Segundo Fernando, a ideia de mudar o local do manifesto foi para movimentar o comércio local.

"Nosso ato conseguiu atrair quase 3 mil pessoas, e como não há comércio por perto colocamos barracas com venda de comida e bebida que geralmente são pessoas de outras cidades que alugam e acabam lucrando muito. Na verdade, quem deveria estar lucrando são os restaurantes e bares da cidade".

De acordo com dados de 2016 da Out Now – que garimpamos no site Correio 24h, em matéria do jornalista Jorge Gauthier – consultoria anual sobre turismo LGBT, só neste ano os turistas gays movimentaram $26,4 bilhões de dólares no Brasil. O país é o segundo que mais recebe dinheiro desse público em todo o mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. O valor global gasto pelos gays e lésbicas nesse período foi de $211 bilhões, com crescimento anual apesar do cenário de recessão. Ainda segundo levantamentos do setor, um turista gay gasta 40% a mais do que o turista comum e consome mais bens de luxo e se hospeda em hotéis qualificados, porém não consegue encontrar informações detalhadas e atualizadas sobre as opções friendlys nos destinos por onde passa

Além da Parada, irá acontecer exibição de filmes com temática LGBT e atividades de conscientização contra a LGBTfobia.